Encomendado nos anos 60 pelo então prefeito Armindo Antônio Xavier da Cruz (1929- Almirante Tamandaré, 2008-Carazinho) ao já conhecido escultor gaúcho Vasco Prado (1914- Uruguaiana, 1998-Porto Alegre), a obra é uma homenagem póstuma a Pedro Vargas (1844- Ponta Grossa,1878-Carazinho ), que desejou construir uma capela e fundar um povoado, onde hoje é a Cidade de Carazinho.
A escultura retrata um homem ligado a terra, índio guarani estilizado, que “bombeia”, protege, olhando ao longe o campo, pois o bombeador ia à frente das caravanas e dos tropeiros.
Apesar de atualmente estar danificada, aguardando restauro, é um marco no município.
O Gaúcho Bombeador fica localizado na Avenida Flores da Cunha, Praça das bandeiras, próximo à estação rodoviária em Carazinho/RS.
Vasco Prado foi um escultor, gravurista, tapeceiro, ilustrador e desenhista. O artista explora em seu trabalho a temática regional, o Negrinho do Pastoreio é tema recorrente em sua produção, assim como o cavaleiro e o cavalo.
São exemplos de suas obras, Revolução Farroupilha (1973) alumínio anodizado, Negrinho com o Sol (1970) bronze, Vitória (1965) madeira Pau-ferro.